Bolha misteriosa foi encontrada a vários bilhões de anos-luz de distância daqui. A uma década esse tipo de material é econtrado mas não é entendido.Também chamadas de bolha de "lyman alfa", devido a emissão de hidrogênio essas bolhas são encontrada a cerca de 2 bilhoes de anos, ou apenas 15% de sua idade atual. Ninguém conseguiu explicar a origem da energia que o faz brilhar, nem como elas surgiram.
Agora, observações com o telescópio de raios-X Chandra conseguiram desvendar esses mistérios. Em uma conferência alardeada coma a que revelaria mistérios do início do Universo, J. Geach, da Universidade de Durham, conseguiu mostrar que as bolhas não passam de um dos estágios de formação de galáxias ocorridos no início do Cosmos.
De acordo com os modelos, as galáxias se formam quando o gás é atraído pela ação da gravidade e acaba esfriando ao emitir radiação. Este processo para quando o gás que está em queda ainda é aquecido pela radiação da própria galáxia e dos buracos negros que nela se formam. A suspeita até agora era que essas bolhas representassem um desses estágios, o de captura de matéria ou o de repulsão do gás. Beleza – mas entre um estágio e outro a diferença é de meros bilhões de anos.
>
0 comentários:
Postar um comentário