sábado, 7 de março de 2009

Raios e trovões


A chuva em fortaleza, hoje pela manhã, nao deu trégua para nós fortalezences que ficamos ,muitas vezes, presos em casa aproveitando o friozinho para durmir até mais tarde.Porém, algumas pessoas ficam com medo dos raios(não é o meu caso Hehe ) que caem na cidade durante a chuva.
Por isso, para melhor entendermos esses fenômenos que acontecem, não só aqui, mais em todo o mundo, precisamos ,iniciamnete, explicar algumas definições fisicas.


Rigidez Dielétrica : corresponde ao maior valor do campo elétrico aplicado a um isolante sem que ele se torne um condutor. Essa rigidez varia de um material para outro. No caso do ar, sua rigidez dielétrica e vale cerca de 3 x 106 N/C, assim, quando um campo elétrico no ar ultrapassar esse valor, ele deixa de ser isolante e torna-se condutor.Daí, o ar acaba se tornando umk condutor da corrente elétrica que provêm das nuvens.

Centelha eletrica são faíscas ou relâmpagos que saltam saltam de um corpo eletrizado para outro colocado próximo a ele. Se colocarmos duas placas metálicas separadas por uma certa distância e ambas ligadas aos pólos de uma bateria, elas possuirão entre elas uma camada de ar. Se a bateria for ligada criará um campo elétrico entre as placas e, ao se exceder o valor da rigidez dielétrica do ar, uma faísca saltará de uma placa a outra, pois o ar se tornou condutor.Daí, o porque que os caminhões de gasolina são colocados correntes arrastadas pelo chão para evitar as centelhas.



Poder das pontas Um fenômeno bastante interessante relacionado a Rigidez Dielétricaocorre porque, em um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso que nas nas proximidades das regiões mais planas. Por isso não se abrigue embaixo de árvores nos dias chuvosos.

Portanto, em dias de chuva as nuvens mais baixas ficam carregadas negativamente enquanto que as mais altas positivamentes, com isso há a formação de um campo eletrico entre elas. Logo a medida de que vai aumentando as cargas o valor do campo tende a aumentar. Portanto ao ultrapassar o valor da rigidez o ar torna-se condutor e uma enorme centelha elétrica
( relâmpago ) salta de uma nuvem para outra ou de uma nuvem para a Terra.
Esta descarga elétrica aquece o ar, provocando uma expansão que se propaga em forma de uma onda sonora que chega diretamente da descarga.
Enfim, cuidado com as tempestades e se previna ficando dentro de casa que é mais aconselhado e estiver de carro permaneça dentro de vidros fechados.

>

0 comentários: